Inovação e pioneirismo, estas sempre foram as marcas do Mauá. Em 1899, surgia na Capital gaúcha a Associação dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, que dava início em 1900 ao Mauá. Não era apenas mais uma escola de formação, era o início de uma das marcas mais fortes e tradicionais do Rio Grande do Sul, que chegou a influenciar escolas e cursos por várias regiões do Brasil.
Mas porquê o nome Mauá? A resposta é simples e ousada! Foi uma homenagem ao maior industrial brasileiro de todos os tempos; Irineu Evangelista de Souza; o Barão de Mauá ou Visconde de Mauá, que havia falecido há poucos meses. A figura de Irineu representava tudo aquilo que a Associação buscava, ou seja, modernidade! O Barão de Mauá foi pioneiro na indústria brasileira, sempre buscando a modernidade, criou diversos ramos industriais, desde a indústria naval até a indústria ferroviária, proporcionou ao Brasil a iluminação pública e a comunicação.
Se você já acha muito, saiba que ele também foi o resposável por boa parte do sistema financeiro brasileiro refundando o então falido Banco do Brasil e criando o Banco Mauá. A pedido da Coroa brasileira, Mauá forneceu os recursos necessários para que o Uruguai pudesse enfrentar militarmente a Argentina, o que trouxe um importante ganho para a política externa brasileira, e a fundação do Banco do Uruguai por Irineu.
A escolha pelo nome Mauá, foi ousado porque representava a busca pela inovação e modernidade. Ao longo de mais de cem anos de existência, a escola inovou, e diferenciou-se das demais. Criou cursos pioneiros, desenvolveu ações de vanguarda e estratégias inovadoras, ao longo de 121 anos, alternou suas mantenedoras; ou por estratégias ou por necessidades econômicas; entretanto, independentemente de quem fosse esta mantenedora, estes princípios sempre foram mantidos, e hoje não é diferente.
Atualmente o Mauá faz parte do portfólio da Construção HIstórica Assessoria Empresarial - CHAE. Somos uma jovem startup de inovação fundada em 2014, que consolida-se em 2020 como a maior produtora de História do sul do Brasil.
Ao incluir o Mauá junto ao portfólio da CHAE, objetivamos dar seguimento a tradição pioneira da escola, inaugurando um novo conceito em formação educacional, profissional e científica.
O Mauá soma-se a outro lançamento da Construção Histórica que é o Classiantigos; a marca comercial da CHAE, uma plataforma que inaugura um novo conceito para o comércio de antiguidades.
Assim, unimos a experiência centenária do Mauá, com a juventude da CHAE; uma startup dinâmica e em franco crescimento; O resultado é este conceito de vanguarda para a educação e formação profissional.
Construção Histórica Assessoria Empresarial - CHAE - Todos os direitos reservados